Emoção na colação de grau da primeira turma de Jornalismo da Rural

Foto de Lucas Andrey
por Letícia Dias

Um dia de comemoração e muita alegria. Para a primeira turma de Jornalismo da UFRRJ, a última sexta-feira, dia 12, significou o marco da concretização em busca da carreira profissional. O grupo, que foi pioneiro na inauguração do curso na Rural, em 2010, pôde agora, depois de quatro anos e meio de muito aprendizado, celebrar a conquista da graduação.

Por volta das 15h20m, teve início a cerimônia que reuniu colegas, familiares e professores no auditório Gustavo Dutra (Gustavão), a fim de prestigiar os formandos. A cerimônia foi presidida pela reitora da Universidade, Ana Maria Dantas Soares, acompanhada pela vice-diretora do ICHS, Maria do Rosário Roxo. Além delas, a mesa contou com a presença das professoras Rejane Moreira, atual coordenadora do curso de Jornalismo, e Simone Orlando, primeira responsável pela coordenação.

Após a entrada dos formandos e a execução do Hino Nacional, a aluna Natália da Cunha leu um discurso escrito pelo colega Alan Miranda. Logo em seguida, os formandos que concluíram suas atividades acadêmicas pronunciaram o juramento como bacharéis em Jornalismo. Caroline Ribeiro e Lucas Cruz conduziram as homenagens feitas pela turma. Entre elas, uma leitura de fé proferida pela aluna Jéssica Mazza e uma mensagem aos pais, lida por Gian Cornachini. Além disso, a formanda Jéssica Reis prestou homenagem aos mestres, assim como Fernanda Magalhães leu uma mensagem para os amigos.

A turma escolheu, como docente a ser homenageado, o professor João Malerba.  Já a professora Simone foi escolhida para ser a patronesse. Emocionada, ela discursou sobre os laços que construiu com cada um dos formandos e aproveitou para aconselhar os recém-formados jornalistas:

– Se eu posso dizer algo a vocês quanto aos desafios do futuro profissional, é que, se vocês se virem como gente que lida com gente, vai dar tudo certo. Jornalista é gente que lida com um bando de gente. Onde quer que vocês atuem, tenham um olhar humanizado frente às situações do cotidiano.

A coordenadora Rejane Moreira, eleita paraninfa do grupo, relembrou, em seu discurso, momentos que fizeram parte da rotina dos estudantes, além de ressaltar o crescimento intelectual adquirido durante o tempo de estudo:

– Podemos hoje afirmar que nossas questões são melhores porque, durante quatro anos, pensamos, estudamos, praticamos e construímos Jornalismo.

O recebimento dos diplomas foi um momento de euforia e emoção para os formandos, marcado também pela alegria dos pais e amigos presentes. Após a entrega, a reitora encerrou a cerimônia com algumas considerações, destacando a importância da criação do curso de Jornalismo na Rural, que antes do desenvolvimento da área de humanas era uma instituição bastante voltada para as ciências agrícolas. 

Confira aqui o momento visitando a galeria com fotos de Lucas Andrey e Thiago Silva.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages